DISPERSÃO COLOIDAL

As dispersões coloidais são misturas heterogêneas ( ainda que possa parecer às vezes uma mistura homogênea).

As dispersões coloidais são compostas por dipersante e disperso, o dispersante é o equivalente ao solvente e o disperso é o equivalente ao soluto.

As partículas dispersas não se sedimentam , nem podem ser filtradas por filtração comum, tais partículas são chamadas de coloídes.

As partículas coloidais possuem tamanho médio entre 1 a 100 nm (nanômetros, cada nanômetro equivale a 10-9centímetros.)

Existe um outro tipo de mistura heterogênea que são as suspensões , elas parecem dispersões coloidais ,mas suas partículas tem dimensões superiores a 100 nm. É o caso do leite de magnésia e da mistura formada entre água e areia.

As partículas coloidais podem ser fomadas por até milhares de átomos ou moléculas ( o caso do leite por exemplo : o dispersante é a água e o disperso, a partícula dispersa, é a caseína , uma proteína.).

Entre os produtos que conhecemos muitos são dispersões coloidais como: leite, maionese, creme chantilly, rubi, neblina, fumaça, queijo, safira, pedra-pomes, espuma de sabão , geléias, gelatina pronta, cremes hidratantes, entre outros.

Tipos de dispersões coloidais

Sol: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o sólido, por exemplo um pouco de maizena com água.

Gel: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é o líquido, por exemplo gelatina pronta e geléia.

Emulsão: é uma dispersão coloidal no qual o dispersante é o líquido e o dsiperso é o líquido, por exemplo cremes hidratantes a base de óleo e água , você sabe pelo tópico misturas que água e óleo não interagem , são utilizadas então substâncias que facilitam tal interação, elas são chamadas emulsificantes (que funcionam como um "sabão" unindo água e óleo). Preste atenção nos produtos que você compra no supermercado e veja quais possuem emulsificantes.

Espuma sólida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é gasoso, como por exemplo pedra –pomes (aquelas utilizadas nos salões de beleza).

Espuma líquida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é gasoso, como por exemplo espuma de sabão e creme chantilly.

Aerossol sólido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é gasoso e o disperso é sólido, por exemplo a fumaça .

Aerossol líquido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o gasoso e o disperso é o líquido ,por exemplo a neblina

Sol sólido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é sólido e o disperso é sólido, por exemplo o rubi e a safira.



escreva para nós as suas dúvidas, críticas e sugestões !!

Seu nome completo:

Seu e-mail:

Sua idade:

Sua escola:

Aperte aqui para limpar os dados.

Aperte aqui para enviar os dados


AGORA GOSTARÍAMOS QUE VOCÊ RESPONDESSE ALGUNS EXERCÍCIOS!!!




fotos extraídas dos sites:

http://204.97.147.10/card/paper.html

http://www.goldengategallery.c...oakman2.html