Representação e nomes das frações



Uma fração é sempre representada por dois números naturais:


Essas designações têm razão de ser: "denominador" significa "aquele que dá o nome" (no exemplo acima, estamos lidando com "terços") e "numerador" significa "aquele que dá o número de partes consideradas". Portanto, os nomes das frações dependem do número de partes em que a unidade é dividida e do número de partes que estamos considerando.
Vejamos alguns exemplos:
FRAÇÕES COM DENOMINADORES 10, 100, 1000, 10000, etc. :
3/10 três décimos
37/100 trinta e sete centésimos
4/1000 quatro milésimos
71/10000 setenta e um sobre dez mil

miniquestao 3

Sua resposta será enviada ao PROJETO EDUC@R.
Após a correção você receberá a avaliação comentada!


Nome completo:
Seu e-mail:
Como se denomina a fração 7/483 ?



Os nomes da frações aparecem também em nossa maneira de falar pois convivemos com elas desde que nossa língua começou a se formar a partir do latim, há mais de mil anos atrás.
Por isso, mesmo sem perceber, usamos, no dia-a-dia, certas expressões que se originaram das frações.Vejamos alguns exemplos interessantes:
. Meia três quartos: diz-se da meia que chega quase ao joelho. Ela cobre aproximadamente três quartos da distância do joelho até o pé.
. Rezar o terço: o terço é do rosário. O rosário é um colar de 165 contas correspondentes a 15 dezenas de ave-marias e 15 padre-nossos. Os fiéis que rezavam essa grande quantidade de orações usavam as contas do rosário para não errarem o número de orações. O terço também é um colar de contas, correspondendo a 5 dezenas de ave-marias e 5 padre-nossos, ou seja, do rosário.
. Quarto de boi: é uma parte do corpo do boi, depois deste ser abatido. Corresponde a aproximadamente de seu corpo.
. Vá para os quintos!: mandar para os quintos é mandar para longe, para o inferno. A origem da expressão é muito antiga: quando o Brasil pertencia aos portugueses, estes cobravam um imposto que correspondia a do ouro extraído. O imposto era enviado a Portugal no chamado "navio dos quintos", que passou a significar um navio que ia para muito longe, quem sabe até o inferno.
Você tem dúvidas sobre este tópico?
Nome completo:
Seu e-mail:

Sua dúvida é:


TOPICO ANTERIOR tópico anterior indice geralíndice geral indice mod5índice módulo 5 PROXIMO TOPICOpróximo tópico