Utilizando o ábaco para subtrair

Como dissemos no início desta lição, além de identificar os problemas que podem ser resolvidos com a subtração, é preciso também que a criança aprenda a subtrair.
Existem duas técnicas que são tradicionalmente apresentadas às crianças em nossas escolas. Alguns professores e professoras preferem uma enquanto outros colegas preferem trabalhar com a outra.
Vamos procurar compreender as duas. Para favorecer esta compreensão é bastante útil usar o ábaco.

Começamos por um exemplo simples, subtraindo 142 e 563:
  • representamos o 563 no ábaco

  • a seguir, das três unidades subtraímos 2, das 6 dezenas subtraímos 4 e das 5 centenas subtraímos 1

  • agora lemos o resultado

    É importante perceber a relação existente entre o que fazemos com o ábaco e o que fazemos com os símbolos do nosso sistema de numeração:
    A compreensão desta técnica apóia-se na compreensão do nosso sistema numérico.

    Agora vamos subtrair 431 de 725:
  • representamos o 725 no ábaco

  • a seguir, das 5 unidades subtraímos 1

  • na casa das dezenas, onde temos 2 bolinhas, não podemos retirar 3;
    por isso desagrupamos uma centena convertendo-a em dez dezenas

  • agora, na casa das dezenas, temos 12 bolinhas e podemos retirar 3

  • finalmente, das 6 centenas retiramos 4

    Só é possível entender este processo de cálculo se entendemos a idéia de agrupamente, presente em nosso sistema de numeração.

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