Você sabe o que é uma câmera digital ? 

Imagine sair pelo mundo com uma câmera fotográfica que não usa filme, não é preciso esperar, nem mesmo pagar, pela revelação das fotos, não contribui para a poluição do meio ambiente com produtos químicos tóxicos e não corre o risco de ver suas fotos amareladas pelo tempo, ou com cores mudadas por revelação mal feita.

As câmeras digitais são a materialização deste pequeno sonho. É bem verdade que sua utilização prática está atrelada a existência de um computador no qual se possa conectar a câmera e escolher, eventualmente alterar, e imprimir as fotos.

CCD no Chassis de uma câmera fotográfica 
O funcionamento de uma câmera digital é similar ao funcionamento das câmeras comuns. Um sistema, em alguns casos idêntico aos das câmeras comuns, se encarrega de capturar e focalizar a imagem em um anteparo sensível a luz, onde a imagem pode ser armazenada para a posteridade. A diferença reside exatamente na armazenagem. No caso da foto comum, a armazenagem se dá em um filme que altera sua química em função da exposição à luz. 
No caso da fotografia digital, existe um dispositivo eletrônico, conhecido como CCD (Charge-Coupled Device), que converte as intensidades de luz que insidem sobre ele em valores digitais armazenáveis na forma de Bits e Bytes.
Existem dois tipos básicos de CCD que podem ser utilizados em função da aplicação da câmera.

O CCD linear nada mais é que uma fileira com milhares de elementos fotossensíveis que varrem a área onde a imagem se forma na câmera, desta forma, captura uma coleção de linhas que formam a foto. Esta técnica pode oferecer uma resolução bem alta para a foto (chega a preduzir fotos com 7000x7000 pontos) e que geram arquivos bem grandes, mas leva um bom tempo. As câmeras que usam este tipo de CCD são usadas, em geral, em estúdios fotográficos para fotos estáticas de alta definição. Não são câmeras indicadas para objetos em movimento, e podem apresentar resultados ruins quando se utiliza iluminação piscante, como lâmadas fluorescentes.

O CCD do tipo Array é uma matriz com milhares, ou até milhões, de elementos fotossensíveis que capturam os pontos da imagem na câmera de uma vez só. Esta técnica é quase equivalente a foto comum no tempo captura, mas normalmente produz imagens de qualidade inferior às conseguidas com o CCD linear (Em geral, produzem fotos com menos de 1000x1000pontos). O motivo é que para fazer um CCD tipo Array com a mesma quantidade de pontos que um CCD linear pode capturar, após a varredura, seria proibitivamente caro. As câmeras que utilizam este tipo de CCD são as mais populares do mercado e apresentam não só preços mais acessíveis, como também facilidade de uso e portabilidade.
Sempre é bom lembrar que, até o momento, não se produziu nenhum CCD que reproduza a qualidade ou resolução de imagem da fotografia comum. Portanto a utilização da fotografia digital está vinculada a boa adequação da qualidade conseguida com essas câmeras e a qualidade necessária na aplicação prática.

Um Pouco Sobre a Origem da fotografia Eletrônica

A idéia de fotografia sem filme não é nova. Desde 1908 Alan Archibald Campbell Swinton propôs uma forma de se capturar imagens de forma eletrônica. Em sua época a tecnologia não se mostrou suficiente para materializar seu projeto, que só pôde se tornar realidade após a Segunda Guerra Mundial. O sistema que Campbell Swinton criou é basicamente o mesmo que ainda hoje se usa nas televisões, que é um meio eficiente de captura de imagens estáticas e em movimento (inclusive com som sincronizado) sem filme.

A tecnologia de vídeo foi a primeira alternativa quando se pensou em criar um sistema que substituisse as câmeras fotográficas tradicionais. No início dos anos, 80 a Sony lançou uma câmera fotográfica que não usava filme é armazenava as imagens em disquetes de 2 polegadas, bem parecido com aqueles usados nos computadores. Na verdade era uma câmera de vídeo que gravava apenas um quadro de cada vez - a tecnologia é chamada de Still Video. O sinal de vídeo era gravado no disquete em formato analógico e necessitava de acessórios de conversão Analógico/Digital para que as imagens fossem utilizadas em computadores. Esta tecnologia produziu alguns modelos e acessórios de saída que ainda hoje estão no mercado.

Um comparativo das Câmeras do Mercado.

Apresentamos um quadro comparativo das principais câmeras fatográficas digitais do mercado internacional. O quadro está dividido em 3 categorias distintas: O desenho de um olho () indica que existe alguma imagem de exemplo disponível para a câmera em questão. Para ver a imagem basta clicar sobre o olho.

Portáteis

Estas câmeras operam com baterias, têm capacidade própria de armazenamento de imagens e usam sensores CCD do tipo Array. Podem ser levadas a qualquer lugar e tiram fotos instantâneas, inclusive de objetos em movimento.
Fabricante / Modelo Resolução
(pixels)
Bits de cor
Final
Bits de cor
do Sensor
Armazenamento Preço
(US$)
Agfa 
ePhoto 307  640 x 480  24  36/72  599 
ActionCam  1528 x 1148  24  PCMCIA/114  ??? 
Apple Computer 
Quicktake 150  640 x 480  24  16/32  749 
Associated Press 
NC 2000  1280 x 1024  24  12  PCMCIA III  15.915 
Canon USA 
PowerShot 600  832 x 608  24  18 + CompactFlash  949 
EOS DCS 3  1268 x 1012  36  12  PCMCIA III  16.000 
EOS DCS 1  3060 x 2036  36  12  PCMCIA III  ??? 
Casio 
QV-10  320 x 240  24  96  499 
QV-10A  320 x 240  24  96  ??? 
QV-30  320 x 240  24  96  699 
QV-100  640 x 480  24  64/192  ??? 
Chinon 
ES-3000  640 X 480  24  5/40+PCMCIA  1.095 
Dycam 
3  496 x 365  8/56  695 
3XL  496 x 365  36/250  895 
4  496 x 365  24  8/24  795 
4XL  496 x 365  24  36/100  995 
10-C  640 x 480  24  5/40+PCMCIA  995 
Eastman Kodak 
DC20  493 x 373  24  8/16  199 
DC25  493 x 373  24  14/29+CompactFlash  499 
DC-40  756 x 504  24  48/99  679 
DC-50  756 x 504  24  22/7 + PCMCIA II  979 
DCS-410  1524 x 1012  36  12  PCMCIA III  7.000 
DCS-420  1524 x 1012  36  12  PCMCIA III  10.995 
DCS-460  3060 x 2036  36  12  PCMCIA III  27.995 
EOS*DCS 1  3060 x 2036  36  12  PCMCIA III  ??? 
EOS*DCS 3  1268 x 1012  36  12  PCMCIA III  ??? 
EOS*DCS 5  1524 x 1012  36  12  PCMCIA III  11.995 
EPix 
EPixPro  768 x 494  24  PCMCIA III  ??? 
Epson America 
PhotoPC  640 x 480  24  16/160  599 
Fuji Photo 
DS-7  640 x 480  24  SSFDC  699 
DS-505  1280 x 1000  24  PCMCIA II  12.780 
DS-515  1280 x 1000  24  PCMCIA II  16.020 
Konica 
Q-EZ  640 x 480  24  2MB Card 4/32  ??? 
Minolta 
Dimage V  640 x 480  24  32/80  ??? 
RD-175  1528 x 1146  24  8 x 3  PCMCIA III  10.000 
Nikon 
COOLPIX 100  512 x 480  24  PCMCIA II  ??? 
COOLPIX 300  640 x 480  24  PCMCIA II  ??? 
E2  1280 x 1000  24  PCMCIA II  12.780 
E2s  1280 x 1000  24  PCMCIA II  16.020 
Olympus 
D-200L  640 x 480  24  20/80  600 
D-300L  1024 x 768  24  30/120  899 
Polaroid 
PDC-2000  1600 x 1200  24  Nenhum 2.995 
PDC-2000  1600 x 1200  24  60  4.995 
Ricoh 
RDC-1  768 x 576  24  PCMCIA  1.800 
RDC-2  768 x 576  24  PCMCIA II  ??? 
Sony 
DKC-ID1  768 x 576  24  PCMCIA II  1.795 
DSC-F1  640 x 480  24  30/108  850 


Camera Backs & Sistemas 

Os Backs são dispositivos que se adaptam a câmeras ópticas comuns convertendo-as em sistemas digitais de fotografia de alta definição. Estes sistemas geralmente precisam estar ligados a uma fonte de energia elétrica, e não são capazes de armazenar as fotos tiradas. Precisam, então, estar conectados a um computador, o que limita a mobilidade do sistema.
Fabricante / Modelo Tipo de CCD Resolução
(pixels)
Bits de cor
Final
Bits de cor
do Sensor
Armazenamento Preço
(US$)
Agfa 
StudioCam  Linear 4500 x 3648  36  12  Nenhum  ??? 
Dicomed 
7520  Linear 6000 x 7520  24  12  1 Gigabyte  22.500 
7520SE  Linear 6000 x 7520  24  12  Nenhum  16.950 
BigShot 3000  Array  4096 x 4096  24  12  Nenhum  35.000 
BigShot 4000  Array  4096 x 4096  24  12  Nenhum  54.900 
Eastman Kodak 
DCS-465  Array  3060 x 2036  36  12  PCMCIA III  27.995 
Fuji Photo Film 
HC-1000  Array  1280 x 960  24  8 x 3  Nenhum  19.500 
HC-2000  Array  1280 x 1000  24  10 x 3  5/80  20.000 
KanImage 
KanScan  Array  3072 x 2320  36  Nenhum  ??? 
Leaf Systems 
DCB II  Array  2048 x 2048  42  Nenhum  27.900 
CatchLight  Array  1920 x 1920  42  Nenhum  29.950 
Lumina  Linear 2700 x 3400  36  12 x 3  Nenhum  4.995 
MegaVision 
FPS  Array  2048 x 2048  Nenhum  19.000 
Premium FPS  Array  2048 x 2048  Nenhum  29.000 
Phase One 
PhotoPhase Plus  Linear 5000 x 7200  24  12  Nenhum  24.990 
PowerPhase  Linear  7000 x 7000  24  12  Nenhum  29.990 
StudioKit  Linear  2500 x 3571  24  12  Nenhum  7.990 
Rollei 
Chip Back  Array  2048 x 2048  24  12  Nenhum  28.000 
Scan Back 6000  Linear  5850 x 5000  10  Nenhum  32.920 
Scanview, Inc. 
Carnival 2000  Array  2048 x 2048  36  12  Nenhum  28.000 
Sony 
DKC-5000  Array  1520 x 1144  24  10 x 3  2 (10)  15.000 

Still Video 

As câmeras Still Video armazenam o sinal analógico de vídeo em discos de 2 polegadas específicos para esta linha de dispositivos. A imagem digital é obtida por meio de um digitalizador de vídeo, que é acoplado ao computador.
Fabricante / Modelo Resolução
(pixels)
Bits de cor
Final
Bits de cor
do Sensor
Armazenamento Preço
(US$)
Canon USA 
RC-570  811 x 508  Disco de 2 polegadas 4.950 
The Focal Point 
PentaCam VSC/3000  768 x 494  24  8 x 3  Nenhum  23.000 
Sony 
MVC-7000  768 x 493  24  Disco  8.270 

Esta página foi elaborada e executada por:

 
Esmeraldo Ap. Cappelaro

 Fernando C. Mendonça

 Jeyson Teixeira

 

Os componentes do grupo em um dia duro de trabalho