LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

PROGRAMA - 1996

Disciplina: SLC519 DIDÁTICA

Objetivo: A disciplina tem por objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem aos licenciandos:

1. Percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social;

2. Compreensão crítica do processo de ensino e das condiçoes de articulação entre os processos de transmissão e assimilação de conhecimentos;

3. Compreensão da unidade objetivos-conteúdos-métodos enquanto

espinha dorsal das tarefas docentes de planejamento, direção do

processo de ensino e aprendizagem, e avaliação;

4. O domínio de métodos, procedimentos e formas de direção,

organização e controle do ensino face a situações didáticas

concretas.

Conteúdo:

1. Prática educativa, Pedagogia e Didática.

2. Didática e democratização do ensino.

3. Didática: teoria da instrução e do ensino.

4. O processo de ensino na escola.

5. O processo de ensino e o estudo ativo.

6. Os objetivos e conteúdos do ensino.

7. Os métodos de ensino.

8. A aula como forma de organização do ensino.

9. A avaliação escolar.

10. O planejamento escolar.

11. Relações professor-aluno na sala de aula.

Métodos utilizados: Aulas expositivas, trabalho individual e em grupo, seminários, recursos audiovisuais e leituras de textos escolhidos.

Atividades discentes: Participação nas aulas, apresentação de seminários, elaboração de trabalhos práticos, relatórios.

Carga horária: Anual - 105 horas aula

30 horas trabalho

Número de créditos: Anual - 07 aula

01 trabalho

Pré-requisitos: SLC518 Psicologia da Educação.

Número máximo de alunos por turma: 40

Critérios de avaliação da aprendizagem: Provas, relatórios e outros trabalhos.a critério do docente.No início da disciplina, o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.

Normas de recuperação: 02 (duas) provas escritas;

Critério de aprovação: média aritmética igual ou superior a 5,0;

Época de realizaçãode 15/01 a 15/02.

Bibliografia:

J. C. LIBÂNEO - "Didática". Cortez Editora, S.Paulo, 1990.

I. M. CARVALHO - "O processo didático". 6a ed. Edit. Fund. Getúlio Vargas, Rio, 1987.