Aplicação


1- Cloreto de sódio   -  NaCl

É obtido pela evaporação da água do mar. É o principal componente do sal de cozinha, usado na nossa alimentação. No sal de cozinha, além do NaCl, existem outros sais, como iodetos de sódio e potássio (NaI   e   KI), cuja presença é obrigatório por lei. Sua falta pode acarretar a doença denominada bócio, vulgarmente conhecida pelo papo.
O cloreto de sódio é a principal matéria-prima utilizada na produção de soda caústica (NaOH )


 
 


2- Fluoreto de sódio NaF

O fluoreto de sódio é um dos componentes dos cremes dentais, pois inibe a desmineralização dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à cárie.
 

3- Nitrato de sódio ( NaNO3)

Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos  ( fertilizantes ) nitrogenados mais comuns.

 

4- Carbonato de sódio Na2CO3

O carbonato de sódio é conhecido como barrilha ou soda e é comumente utilizado no tratamento de água de piscina, na fabricação de sabões, remédios, corantes, papel etc.
Sua principal aplicação, no entanto, é na fabricação de vidro comum:

5- Bicarbonato de sódio NaHCO3
O bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogeno- carbonato de sódio. Em medicina é utilizado como antiácido estomacal.
O CO2 liberado é o principal responsável pela eructação ( "arroto" ) .

  

Nos principais antiácidos comerciais, existem compostos, como o ácido cítrico e outros, que na presença do bicarbonato de sódio produzem a efervescência.
    Outra aplicação importante do bicarbonato de sódio é como fermento de pães e bolos. O crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso.

 

    Esse sal é utilizado, também, na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido súlfurico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H 2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.
Além disso, o bicarbonato de sódio é um dos componentes dos talcos desodorantes.