Refração e Reflexão
Home O Cabo de Fibra óptica Refração e Reflexão Fabricação

O Cabo de Fibra óptica
Refração e Reflexão
Fabricação
        Refração e Reflexão

      Na experiência observa-se dois itens importantes da óptica geométrica; refração e reflexão da luz.
      O primeiro ocorre quando a luz passa do ar, um meio menos refrigente, para água, mais refrigente. Ou seja, quando a luz se dirige de um meio ambiente onde o índice de refreção é menor para outro onde o índice de refração é maior, ocorre assim uma mudança do sentido e velocidade da luz, que consiste a refração.

 

Figura 1

 

      Agora a luz que está na água, como tende a se expandir vai em direção a parede do recipiente, mas como a luz não passa por essa, deduzimos que o índice de refração do recipiente é menor que o da água pois acontece o fenômeno de reflexão total que para acontecer precisa de duas exigencias: do sentido da propagação da luz seja do meio mais para o menos refrigente e que o ângulo de incidência da luz seja maior que o ângulo limite.

Figura 2

      Como a luz não tem por onde sair, quando libera-se a água, está sairá com a luz que tentara expandir-se, sendo que o ar possui (como já se falou) menor refrigência que a água ocorrendo o fenômeno de reflexão total novamente, e a luz ficará se refletindo na correnteza d'água.
     A fibra óptica consiste em um núcleo central, cujo índice de refração é maior do que o índice de refração do material que o reveste. Há também uma jaqueta revestindo e protegendo o núcleo e o revestimento contra a abrasão e outros efeitos. Há uma fonte de luz na entrada do núcleo da fibra que emite um cone de luz para dentro dela. A luz é então conduzida então somente se o núcleo satisfaz a condição de reflexão interna total. O feixe de luz que entra na fibra, começa a percorrer um caminho de ziguezague entre as paredes do núcleo.