EE Bispo Dom Gastão
Atividade 19: Visita ao SAAE - Saneamento Autônomo de Água e Esgoto
Alunos da 4a série - Profa. Silvana Crestana Kabbach
Olá amigos argentinos,
Nós somos os alunos da 4a série D, nossa professora se chama Silvana, este bimestre estamos estudando algo sobre a água, então fomos visitar o SAAE Saneamento Autônomo de Água e Esgoto de nossa cidade, no dia 3 de setembro deste ano. Fomos e voltamos de ônibus, pois o local fica longe de nossa escola, gostaríamos de contar pra vocês um pouco sobre nossa visita.
Esperamos que gostem!
Gostaríamos ainda de saber se aí na Argentina, vocês enfrentam problemas com racionamento de água, e se existe o problema da poluição da mesma.
Abraços
Amigos brasileiros!
Um pouco sobre a Higiene Coletiva:

Chama-se  Saneamento Básico   o conjunto de medidas que visam proteger a saúde  da população, proporcionando-lhe uma vida melhor.
Os  principais serviços  de  saneamento básico estão relacionados  com o abastecimento de  água ,com a coleta de lixo e com a rede de esgoto.

Abastecimento de água

O homem necessita de água para viver. Ele usa a água na alimentação, na higiene, no cultivo da terra e em  muitas outras coisas. 

Muitas vezes a água contém seres vivos que transmitem  doenças ou produtos químicos prejudiciais à saúde. Por  isso, a  água deve ser tratada antes de ser utilizada pela população. 

Geralmente existem nas cidades estações de tratamento onde a água é tratada e purificada antes de chegar as  casas.
Ajudantes: Andrey e Bruno H.

                          Visita  ao  Saae 1

Quando chegamos ao Saae  nós fomos em uma sala e uma moça chamada Dirce , nos explicou como e onde  tirava  água para  ir  para  o  Saae  e ser  tratada.

Ela  disse  que  os  homens  vão até os rios  Ribeirão do Monjolinho  e Ribeirão do Feijão  para pegar água  com  uma máquina  elétrica e  depois  vai  para  o  flocoador  que  tem  sulfato de alumínio + cal hidratado, depois  a água vai  para  o  filtro  de  areia e  o  carvão. No  final  coloca-se flúor e  cloro  porque  se  ficar  alguma  bactéria o  cloro  mata.

Dona Dirce é coordenadora e assistente social  lá do Saae e depois que vimos os tanques fomos novamente na sala para assistirmos filmes, um falou sobre a quantidade de água e o outro do tratamento de água.

Lá foi muito legal e aprendemos a não destruir a natureza e nem desperdiçar água, não deixar vasamento no cano, não demorar no banho e não deixar pingando água na torneira.

Somente assim, teremos sempre água em nosso planeta.

Autora: Ingrid  Cardoso
Ajudantes: Bruno e Cristhian 
 

                                 Visita  ao  SAAE - 2

Quando chegamos ao SAAE, saneamento autônomo de água e esgoto, fomos a uma sala que a Dirce coordenadora do  SAAE, explicou o tratamento da água e disse que um dia a água pode acabar.

Depois fomos verificar o tratamento dágua, vimos o flocoador e a Dirce disse que é importante o tratamento da água pois se não tratada trás doença de 
pele , de pulmão, etc.

Logo que acabamos de ver os tanques retornamos a sala que estávamos e vimos  dois filmes ilustrados e foi divertido assistir os filmes. Ah, já ia me esquecendo , apesar da terra ter mais água do que terra ,no ano 2025 não haverá mais água, nós somos responsáveis pela água, pelo ar e por toda a natureza.

Devemos dizer que a água é um bem precioso, além de nos dar muita e muita saúde.

Vamos preservar tudo o que Deus criou, porque Deus criou para preservar não para matar seres vivos, diga Não à violência da natureza.

Autora: Ana Carolina Castro
Ajudantes: Lucas e Rafael

Visita ao SAAE 3 
COLETA  DE  LIXO

O lixo polui o solo e a água. Para  evitar essa poluição , devemos :
Colocar lixos em sacos plásticos ou em latas tampadas .
Colocar os sacos ou as latas em locais apropriados a fim  de serem recolhidos pelos coletores ;
Enterrar o lixo  onde  não  houver o serviço de  recolhimentos ( sítios, chácaras, fazendas, etc.)
 

REDE DE ESGOTO 
A  rede  de esgoto consistes  na canalização dos dejetos humanos e das águas já usadas e evita a contaminação do solo, das águas que  ficam na superfície terrestre e dos lençóis  de água subterrâneos.
Na nossa escola estamos cuidando para que durante o recreio as crianças joguem lixo no lixo e separados pois muito lixo pode ser reciclado.

Ajudantes: Dener e Arthur