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Ecologia: Ecossistema e Cadeia Alimentar
Atividades

Atividade 1: Construindo um ecossistema.

Nesta atividade é proposta a construção de um ecossistema artificial auto-sustentável. Ou seja, após a sua construção, não há mais a necessidade de se fazer qualquer tipo de intervenção.

Observe a figura 14 e faça:

1- Lave bem o vidro que você irá utilizar para evitar fungos e outros microorganismos indesejáveis; preferencialmente, utilize detergente (biodegradável) e deixe secar ao sol;

2- De acordo com o recipiente de vidro que você irá utilizar, prepare uma quantidade de terra de tal forma que o volume da mesma, ocupe aproximadamente ¼ do vidro. Peneire a terra e deixe secar, de acordo com a umidade que a mesma estiver apresentando. O ideal é que a terra esteja seca.

3- Lave também as pedras e a areia.

4- Prepare o vidro da seguinte forma: Coloque inicialmente uma camada de pedras, com aproximadamente 2 (dois) cm de altura. Em seguida, cubra as pedras com uma camada de areia da mesma espessura. Coloque então, 3 (três) cm da terra peneirada.

5- Uma vez feita esta preparação, está na hora de com o auxílio da pinça de bambu, ou outro instrumento qualquer que sirva para este fim, fixar a ou as plantas neste substrato preparado. Aqui, não existem muitas regras em relação ao arranjo das plantas dentro do vidro. É importante apenas, não se esquecer que as plantas irão crescer e se desenvolver, embora lentamente, dentro do vidro.

6- Após o arranjo das plantas, colocar mais uma camada de terra de aproximadamente 5 (cinco) cm e compactar levemente, para que as plantas fiquem firmes no lugar.

7- Regar as plantas de tal forma a não encharcar o interior do vidro. Após regar, com o auxílio da pinça, utilizar um pedaço de pano ou algodão para limpar o interior do vidro.

8- Após todo este procedimento fechar o vidro. Você terá então, feito o seu próprio ecossistema. Obs.: Nos primeiros dias, o interior do vidro pode ficar embaçado, devido a respiração excessiva de todos os componentes vivos. Caso este embaçamento dure por muitos dias, abra o vidro, limpe o interior e volte a fechá-lo.
 

Figura 14. Modo de fazer um ecossistema artificial em recipiente de vidro.

Atividade 2: Dramatização - Presa e Predador

Esta atividade é para ser realizada com um grupo de no mínimo 20 pessoas (alunos), em ambiente que tenha espaço físico suficiente para movimentação de todos, tal como uma quadra de futebol, ou o próprio pátio da escola.

Esta atividade consiste de uma representação de uma possível cadeia alimentar, envolvendo 3 (três) componentes: A - plantas (produtores), B - preás (consumidores primários) e C - jaguatiricas (consumidores secundários).

Material Necessário

Tabela 4.
 
GERAÇÕES PLANTAS PREÁS JAGUATIRICAS
10ª

Procedimento

Figura19 Disposição inicial dos componentes do jogo.
Regras e objetivos

1. PLANTAS
 


2. PREÁS

3. JAGUATIRICAS As “plantas” que foram capturadas voltam como “preás”. Os “preás” capturados voltam como “jaguatiricas”. EXPLICAÇÃO: Quando um ser vivo serve de alimento para outro, as substâncias que formam seu corpo passam a fazer parte desse outro ser. Por isso, as plantas capturadas pelos preás, voltam como preás e estes, quando capturados, voltam como jaguatiricas.

Sugestões de Atividades

As atividades a seguir podem ser aplicadas com os alunos, e foram extraídas do livro Educação Ambiental: princípios e práticas. De Genebaldo Freire Diais.