OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



Os objetivos gerais dizem respeito a desenvolver o interesse das crianças com relação às ciências ambientais, enfocando e direcionando atividades para a temática ÁGUA e construção de conceito sobre Educação Ambiental.

Quanto aos objetivos específicos, visa-se não só aprender a reconhecer os recursos naturais, mas também, aprender a conservá-los, compreendendo o processo de utilização atual de tais recursos e de como evitar ficar sem eles no futuro, devido ao uso intenso e irracional.

O procedimento metodológico envolve a participação de professores de várias disciplinas e/ou matérias, o que está de acordo com o caráter de multidisciplinaridade do ensino-aprendizagem em Educação Ambiental.

Este procedimento pode compreender as seguintes etapas:

a) sensibilização dos alunos em relação ao objeto temático, a partir da abordagem/explanação sobre:

b) aguçar nos alunos, o sentido da percepção das coisas do meio ambiente que nos entornam para desenvolver a visão de conjunto, estimulando-os e capacitando-os a observar e anotar:

c) após as observações, os alunos deverão ser educados a desenvolver atividades de campo, tais como:

Através desse procedimento, chega-se a uma análise e reflexão crítica de cada situação, apontando quais seriam os caminhos a seguir, o que mudar e porque mudar. Esta dinâmica tem por finalidade estimular os alunos a pensarem soluções para cada problema apresentado. Espera-se, por fim, que o educando adquira uma consciência ecológica em relação à problemática ambiental.

As experiências, dentro desse processo, possuem excepcional importância. Para tanto, as sugestões encaixam-se nos níveis de experiências que são: demonstração, recreação e redescoberta.

Demonstração - é aplicada como complemento explicativo de um assunto, confirmando o que o professor disse em explanação teórica e serve para a criança compreender melhor o assunto dado.

Recreação - é usada pelo professor para tornar a aula mais interessante quando então são apresentados alguns conhecimentos novos.

Redescoberta - é aplicada através de experimentos sugeridos e realizados pelos alunos, sendo apenas orientados pelo professor que poderá estimular o interesse pelo trabalho e pela pesquisa. Constitui o tipo de atividade de maior eficiência e de melhor rendimento para a aprendizagem.

 

Com base nessas reflexões e visando contribuir para o desenvolvimento de atividades educativas, o Grupo de Educação Ambiental elaborou as seguintes propostas de atividades. Embora estas propostas tenham sido elaboradas para aplicação inicial na bacia do córrego do Botafogo, podem ser reorganizadas e aplicadas em várias outras bacias hidrográficas.




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