JOGOS



Alguns jogos podem ser confeccionados com/para os alunos, a fim de reforçarem, de forma lúdica e criativa, os conceitos trabalhados. Exemplos:

Trilha - numa folha de cartolina ou similar, ou mesmo no chão, traça-se a trilha. Os "perigos" da poluição dos rios e as

coisas boas (boas ações, cuidado com a água...) vão sendo discutidas com os alunos para definir quantas casas serão puladas. Um dado, que também poderá ser construído por alunos, ajudará nesta atividade, que pode ser jogada em dupla ou com mais componentes.

Veja um exemplo de trilha:

Exemplo de Jogos

Montagem - Numa grande folha de papel, desenha-se o trajeto de um rio ou córrego. Pode-se representar um trajeto hipotético ou de um rio próximo e conhecido. O professor deve providenciar previamente, desenhos que representem o bom e o mau uso do rio e de sua bacia hidrográfica para irem sendo sobrepostos no desenho.

Pode-se montar um córrego como deveria ser e como pode ficar:

- uma bela nascente com mata ciliar e água limpinha;

- uma bela nascente e depois ir degradando o córrego até à fóz, com resíduos de fábricas, esgotos, lixos...

A representação pode ser feita com base no próprio córrego que se está estudando, portanto, mais próximo da realidade do aluno.-

Veja um exemplo:

Córrego

 

MEU CÓRREGO

Esta representação anterior também pode constituir-se num jogo de quebra-cabeça.

Com desenhos, fotos, recortes, etc. ... pode ser feito este quebra-cabeça. A base pode ser feita de papelão, caixa de fósforo, cartolina. As fotos ou figuras serão coladas sobre esta base e recortadas em forma de figuras geométricas ou aleatoriamente.

Este quebra-cabeça deve ser simplificado para as crianças menores e mais sofisticado para os maiores.





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