CONSIDERAÇÕES FINAIS



As propostas de atividades de Educação Ambiental aqui apresentadas têm a finalidade de contribuir com os trabalhos que conduzam à sensibilização da comunidade escolar e, através desta, irradiar-se para a comunidade em geral, através da interdisciplinaridade e multimeios.

As atividades sugeridas estão pensadas para serem aplicadas ao caso da bacia do córrego do Botafogo, sendo que para outros casos ou situações, provavelmente, haja necessidade de adaptações ou até mesmo modificações. Porém, objetivos gerais permanecem os mesmos, podendo até serem ampliados.

Dentro desse princípio, sugerimos outras atividades práticas que podem ser realizadas com vistas à função educativa, informativa e formadora de opinião pública, tais como:

a) Seminários;

b) Palestras com especialistas em problemas ambientais;

c) Exposições públicas, feiras;

d) Criação de viveiros de essências nativas, hortas, jardins;

e) Centro de documentação com material didático e de pesquisa ( recortes de jornais, revistas, fotos, slides, etc.)

As propostas de atividades que ora apresentamos constituem uma contribuição inicial do nosso grupo. Entretanto, vale ressaltar que vários trabalhos já foram elaborados com propostas de atividades de Educação Ambiental. Estes trabalhos merecem ser consultados e aplicados. Como contribuição, sugerimos a bibliografia em anexo.






Voltar