ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL


VISÃO

Oriente os alunos para que observem, listem, desenhem, descrevem, comentem, representem os componentes do ambiente da sala de aula, do panorama visto da janela (da casa, da escola, do jardim etc.)

Exercício 1
Identificar o que é da natureza e o que foi feito e transformado pelo homem.

Objetivo
Despertar para uma percepção crítica da interferências do homem sobre eles.

Exercício 2
Conduza-os à percepção das cores da natureza (azul do céu, branco e cinza das nuvens, tons de verde da planta, os diferentes tons das flores, as divisas tonalidades das estações do ano etc.) e recorra ao lápis de cor para atentar para os seus tons como modelo das cores com que o homem extrai da natureza e utiliza.

Exercício 3
Induzi-los a comparar um ambiente bonito (um jardim bem cuidado, por ex.) com um ambiente degradado e sofrido pela ação do homem (sem flores, sem gramado, com bancos destruídos).

Exercício 4
Fazer a mesma comparação acima, com as construções (casas, prédios, escolas etc.) conservadas e as depredadas por atos de vandalismo, a fim de desenvolver o conceito de conservação/preservação, pois ele é responsável por tudo que o cerca.


OLFATO

Objetivo
Utilizar o sentido do olfato para identificar os odores agradáveis, conhecidos, estranhos, fortes, suaves, naturais e artificiais.

Exercício 1
Peça aos alunos para observarem e registrarem os diferentes tipos de odores encontrados em casa, no caminho da casa à escola, no bairro, nos jardins etc., e comente-os.

Exercício 2
Conduza-os a um comentário sobre os odores da atmosfera de uma cidade, do campo, do mar, de uma floresta, de um riacho.


PALADAR

Objetivo: utilizar o paladar para distinguir os diferentes sabores.

Exercício 1
Promova uma discussão que permita aos alunos distinguir os diferentes sabores dos alimentos ingeridos no cotidiano, fazendo uma comparação entre os "naturais" (frutas, legumes e cereais) e os "artificiais" (enlatados, refrigerantes, balas, gomas de mascar e outros). Propor-lhes uma dissertação crítica sobre os sabores artificiais, os corantes, os estabilizantes, os conservantes e os aditivos em geral.


AUDIÇÃO

Objetivos
Diferenciar os vários tipos de sons captados no seu entorno.

Exercício 1
Dirigir a atenção dos alunos para os diferentes sons que estão sendo ouvidos no momento e para os sons do dia-a-dia.

Sugestão: Dramatização (representação de ruídos comuns, sons de animais, instrumentos musicais etc.)

Fixar-se sobre os sons desagradáveis ao ouvido (sons de motores, de explosão, de turbinas, de bate-estacas, de pancadas, de alarido humano etc.)


TATO

Objetivo
Fazer uso do tato para sentir os diferentes características dos objetos e seres (limpo, sujo, áspero, liso, duro, mole, quente, frio), atentando para os ambientes limpos e sujos e para as necessidades de higiene do meio em prol do bem-estar coletivo. Utilizar conjuntamente os recursos da visão.

Exercício 1
Chame a atenção de sua classe para perceber a limpeza da sala de aula, encarregando cada grupo de alunos das atividades habituais de limpeza, passando a idéia de que a todos cabe a responsabilidade de cuidar de seu espaço. O mesmo aplica-se à sua casa, ao seu local de lazer, à rua, parques e jardins etc.


Bibliografia Consultada: Matsushima, K. et al. Educação Ambiental: Guia do professor de primeiro e segundo graus. São Paulo: SEMA, 1987. 292 p.
Atividades Material de Apoio Página Inicial