O CICLO DA ÁGUA

OBJETIVOS

MÉTODOS

Estudantes terão experiências em criar artes e poesias através de guias imaginários.

CONCEITUAÇÃO

Há um único corpo de água no planeta Terra. Os rios alcançam tortuosos atalhos em todos os continentes. Toda a água, em todo lugar, de alguma forma está conectada. Qualquer um pode com facilidade ver e algumas vezes tocar este universal corpo de água - de repente abrir uma torneira ou observar o movimento das nuvens do céu, lagos, reservatórios de água.

Através da evaporação, transpiração e condensação, a atmosfera transporta água de um lugar para outro.

As plantas são uma parte ativa no ciclo da água, de várias maneiras - incluindo a transpiração. Transpiração é um processo no qual as plantas perdem água através da superfície de suas folhas. Raramente se pensa que toda a água do mundo forma somente um corpo. Os mapas enfatizam os continentes e os limites políticos das terras. Geograficamente há dúzias de nomes de oceanos, porém, na realidade, não poderia haver delimitação entre um e outro. Esses limites de territórios nos continentes são muito mais políticos que geográficos.

Os homens estão começando a se articular com o planeta aquático do mundo. Nossos organismos são compostos por aproximadamente 75% de água. Cada molécula do nosso corpo pode ter sido parte do oceano em algum momento no passado. As moléculas de água do nosso corpo podem, depois de nossa morte, estarem nos rios, suspensas no ar ou estarem localizadas no gelo glacial.

A contínua dinâmica da movimentação da água é chamada de ciclo da água. O conceito de ciclo da água é uma forma de ver o movimento da água.

O grande propósito dessa atividade, para os estudantes, é aumentar a compreensão acerca da unificação natural de todos os corpos de água

MATERIAL

Gravador, sons de música, eco, som transportando para um habitat aquático, material de artes (tintas a base de água, como as acrílicas; pincéis; papéis e potes com água), material de pintura.

IDADE

5 - 9 anos

DISCIPLINAS

Ciências e Artes

O QUE PODE SER TRABALHADO

Análise, discussão, comunicação, descrição, generalização, interpretação, audição, observação, síntese, visualização, pintura.

DURAÇÃO

Um ou dois períodos de 30 - 60 minutos

TAMANHO DO GRUPO

Qualquer

LOCAL

Dentro ou fora da sala de aula. Fora seria o mais apropriado.

PALAVRAS-CHAVE

Ciclo da água, planeta, oceanos, condensação, evaporação transpiração, água subterrânea, reservatório de água.

PROCEDIMENTO

1º- Opção A: Os estudantes podem visitar um lugar real, lago, rio ou praia. Tente escolher um lugar onde haja o mínimo de barulho. Se houver possibilidade e não for perigoso, os estudantes poderão tocar a água durante partes da atividade, quando começarão a ter sua percepção e formar um guia imaginário. Considere a possibilidade de ter um gravador a pilha no local para gravar sons naturais, das experiências dos estudantes, para depois ouvir com eles quando voltarem à sala de aula.

1º - Opção B: Se o passeio não for possível, então tente usar uma fita com sons naturais de ecossistemas; o som dos oceanos, rios ou ventos podem ser facilmente encontrados em lojas que vendem fitas especializadas em produtos naturais. Música clássica pode substituir. Quaisquer das músicas da nova geração são excelentes. Você pode gravar sua própria fita.

2º - Peça para os estudantes se sentarem ou ficarem numa posição confortável.

Opcional: para começar a guiar a imaginação, fale para os alunos relaxarem e ouvirem cuidadosamente os sons da água. Estes sons serão simplesmente um retorno das idéias as quais você irá falar para eles visualizarem em suas mentes.

Nota: Por favor, modifique as imagens da água no texto do guia imaginário de acordo com a necessidade de sua localização, por exemplo mares para locais com praia, rios para áreas interiores, represas para áreas de barragens etc..

3º:- Uma vez o relaxamento realizado, fale para os estudantes abrirem seus olhos. Lembre-os de que cada um tem sua própria imaginação, cada um imagina coisas diferentes mesmo ouvindo as mesmas palavras. Diga a eles que você, em algum momento, vai pedir para fecharem os olhos a fim de que achem um lugar no mundo que tenha água e que fosse seu favorito - e você pedirá para eles tentarem imaginar lugares como este.

4º - Fale para eles relaxarem de novo e para recriarem imagens em suas mentes. Fale para olharem os detalhes, as cores, plantas e animais e fixarem apenas uma imagem física. Devem tentar ter particular atenção para toda a água na vida das pessoas, plantas e animais.

5º - Quando você achar que foi tempo suficiente, fale para abrirem os olhos. Providencie material de artes e peça para que cada um pegue um kit de pintura e papel para tentar fazer a imagem de seu lugar favorito.

Opcional: pode pedir para neste momento, algum ou todos os estudantes contar sobre seus lugares favoritos.

Nota: se você escolheu um passeio em vez de ficar na sala de aula, tente pegar tintas a base de água e diluí-la na própria água do local.

6º - Uma vez tendo os desenhos, diga a eles escreverem pequenas poesias que expressem algum sentido da importância da água e alguns exemplos destes.

Opcional: coloque as imagens e poesias envolta do mapa do mundo. Faça uma ligação das imagens pintadas com sua localização no mapa.

7º - Discuta a metáfora: "um corpo de água". Enfatize a concepção de que todas as águas do mundo estão conectadas e interrelacionadas. Ajude os estudantes perceberem que o ar também faz parte deste ciclo. O ar que carrega a água e a devolve para rios e mares. As correntes de ar e as chuvas, fazem a água voltar a superfície da Terra e se acumularem. Fale da importância da água para as pessoas, plantas e animais.

8º - Acabe a atividade com a descrição do ciclo da água. Fale aos estudantes para relacionarem os lugares favoritos de onde fizeram suas imagens com o ciclo da água. Talvez você possa apontar que a água que eles usaram no desenho tenha evaporado e voltado para o ciclo.

EXTENSÃO

1.Achar a pluviosidade anual e o clima da região que escolheram para pintar.

2. Escrever um poema (parágrafo) sobre a poluição da água no planeta e relacionar com a arte. Escreva um segundo sobre o que pode ser feito para manter a água do planeta saudável e sem poluição.

3. Traçar a migração do curimbatá, da baleia jubarte e das tartarugas marinhas, descrevendo as relações desses animais com a água.

4. Escolher um lugar de água pura e relacione com sua ida para o mar.

AVALIAÇÃO


Nome do Original em Inglês: Título original em Inglês "Water wings" - In: WREEC (1987). Aquatic: project Wild, USA.: 3-6.
Tradução de Ana Carolina Ferrari

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